Follow by Email

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Incentivo à leitura


Falta muito incentivo à leitura no Brasil. Parece que as pessoas leem cada vez menos. Nas escolas, quando se fala em leitura, é como se o professor estivesse propondo uma ida ao matadouro. LEEERRR???!! É aquele coro! Eu penso que isso acontece, e parece estar piorando, porque todos estão lendo cada vez menos. Até o próprio professor! Como incentivar alguém a ler se eu não leio? É difícil. Além disso, apesar da liberdade de escolha e de expressão, ainda se força um aluno/a, filho/filha, a ler o que ele/ela não gosta. Não há nada pior do que isso. Você ficar ali lendo um livro enfadonho que não tem nada a ver com o seu “eu”. O livro pode não ser enfadonho para uns, mas para outros é sim.
Não é só incentivo na escola que falta, falta também em casa. Que tal pais e filhos passearem pelas livrarias à procura de algo em comum para lerem juntos, discutirem a leitura?
Para amar a leitura cada vez mais, eis o que eu faço: eu começo a ler um livro, se nas primeiras trinta páginas ele ainda não me conquistou, vou para o próximo. Antigamente eu me obrigava a ler o livro até o fim na esperança de que iria melhorar, e não melhorava. Agora eu dou essa chance a ele, senão volta para a prateleira. Melhor ainda é passá-lo adiante, quem sabe ele encontre seu verdadeiro dono?
Achei muito interessante uma entrevista do Paulo Coelho, se não me engano foi para o Jornal Hoje da Globo, em que ele mostrou sua casa e sua falta de livros. Cada livro que ele lê, ele passa adiante. Ele disse que livros foram feitos para passar de mão em mão, e não para ficar ali, enfeitando. Ah! Mas há livros que dá pena, não dá? :-)
Voltando ao incentivo à leitura, é a base de tudo. Pense duas vezes antes de dizer ao seu filho: “Menino, para de ler e vai comprar pão!”. Deixe-o ler, vá você buscar o pão! (Verifique antes se ele está mesmo lendo ou se ele está apenas fingindo para não ir comprar pão). Penso que faltam comerciais na TV que falem disso, que incentivem, que acendam a chama da vontade de saber e conhecer. Há um comercial da TV americana sobre incentivo à leitura que é uma verdadeira lição àqueles professores que quando veem um aluno passando um bilhetinho durante a aula, vão logo o colocando para fora.  Ei-lo:


video


Inspiração, criatividade, reflexão, vêm de leitura, muita leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário