Follow by Email

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nova ortografia 1



Que tal umas dicas da nova ortografia? Confesso que sou péssima em memorizar regras. Assim quem sabe eu consigo guardar também! Já fiz dois cursos sobre o assunto e só consigo me lembrar de que “ideia” não tem mais acento. Você sabe por quê?
Pela nova ortografia todas as palavras paroxítonas...aquelas cuja penúltima sílaba é onde colocamos mais força no momento de falar, ex.:cil, livro - veja que “fa” e “li” são as sílabas fortes – chamadas de tônicas...voltando ao assunto: todas as palavras paroxítonas formadas por ei, oi, os quais são chamados de ditongos abertos, não recebem mais acento: ideia, plateia, assembleia*, joia.
*Leia (Léia), você e onde você trabalha não têm mais acento, agora você fica duplamente em pé..rsssss

Esse tipo de mudança pode complicar a leitura de muitas pessoas que não estão familiarizadas com a língua. Uns respondem a isso assim: Ah! Mas e o inglês que não tem nenhum acento!!
O que você achou dessa mudança?
Depois...mais dicas!

2 comentários:

  1. Tadinha de mim....ainda bem que foi só o acento...kkk
    Ouvi falar que esta mudança foi precipitada entre o acordo dos países que falam o português. Não estou bem segura sobre esta informação,

    ResponderExcluir
  2. Oi Léia..:-) Na verdade, no meio linguístico, o que se tem falado é da inutilidade desse acordo. A grande diferença da língua portuguesa entre os países que assinaram está no vocabulário, e não nos acentos. Já viu quantas palavras diferentes há entre o português daqui e o de Portugal? Os portugueses não estão aceitando muito esse acordo não. Houve muitas mudanças para eles, mais do que para nós. Parece que o grande interesse desse acordo foi a abertura de portas para publicação de livros didáticos no exterior, ou seja, interesse financeiro, como sempre!!!! Enquanto isso, entramos no barco e remamos!!!

    ResponderExcluir