Follow by Email

domingo, 31 de julho de 2011

Eu vi ela????


Gostaria de chamar a atenção para o uso popular de pronomes do caso reto (ele, ela, etc.) como objetos de uma sentença. Esse uso fica tão fossilizado que as pessoas acabam usando essa forma na escrita formal como se ela fosse a correta.

Os pronomes do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são usados como sujeitos  – aqueles que praticam uma ação.

É muito comum encontrar em trabalhos escritos frases tais quais: Ela deixou ele / Ela viu ele.

Nessas sentenças “ela” é o sujeito – ele é o objeto. Só que os pronomes usados como objeto são os oblíquos (me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos, se). Da mesma forma que não é adequado escrever “Ela deixou eu”, não é adequado “Ela deixou ele”. O certo é: Ela o deixou / Ela o viu.

Eu vi ela....piora um pouco mais - viela significa rua estreita, beco.

O que devemos ter cuidado é com os locais onde se dá a fala. Há lugares que a forma popular não pega mal, mas há lugares que a norma culta é necessária. Fique atento(a)!

Fonte da imagem:  http://antonio-almeida.blogspot.com/2009/04/cuidado.html

4 comentários:

  1. Então as construções do tipo "fui rude com ele", "trouxe o presente para ela" estão necessariamente incorretas por utilizarem os pronomes do carro reto como objetos?

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu gostaria de saber qual é a maneira correta de dizer esta frase: eu a vi, ou seria eu vi-a? Eu li no seu texto ''ela o viu'', mas eu poderia dizer: ela viu-o< Há alguma diferença? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Eu gostaria de saber qual é a maneira correta de dizer esta frase: eu a vi, ou seria eu vi-a? Eu li no seu texto ''ela o viu'', mas eu poderia dizer: ela viu-o< Há alguma diferença? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir