Follow by Email

sábado, 10 de setembro de 2011

Há ou a?






Na fala a diferença entre “há” ou “a” não fica clara porque não vemos a escrita, porém, quando escrevemos, devemos estar conscientes à qual deles (há ou a) nos referimos.

Qual a diferença no uso de cada um, então?

  • O carteiro procurava por seu endereço meses.
  • Posto de serviços a trinta minutos.

A primeira sentença fala de uma ação que se iniciou no passado e ainda permanece. A segunda trata de tempo futuro.

Há – expressa noção de tempo passado.
  • Há dez dias que não a vejo.


A – expressa noção de tempo futuro.
  • Poderei encontrá-la daqui a dois dias.


Você pode trocar “Há” por “Faz” para falar de tempo passado, mas lembre-se de que eles são invariáveis, ou seja, mantêm-se igual no singular e no plural.

  • Há uma hora que estou nesta fila.
  • Faz uma hora que estou nesta fila.
  • Há duas horas que estou nesta fila.
  • Faz duas horas que estou nesta fila

16 comentários:

  1. Ajudou de mais, texto muito bom e bem explicado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem explicado e simplificado me ajudou mais do que o meu professor me ajudou.

    ResponderExcluir
  3. realmente,esta muito bem explicado,ajudou-me bastante

    ResponderExcluir
  4. Na frase :(onde a Deus, nada falta) está correto o uso do "a" ? Ou deveria ser: (onde há Deus, nada falta) ???

    ResponderExcluir
  5. Na frase :(onde a Deus, nada falta) está correto o uso do "a" ? Ou deveria ser: (onde há Deus, nada falta) ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (A) por que é presente. onde "A" Deus, nada falta.

      Excluir
  6. Mairon Giuluatte, a frase: onde há Deus, nada falta, está correta. Está correta pois o Há, apresenta sentido de existir.

    ResponderExcluir
  7. Essa explicação está bizarra. Se eu disser: "Hoje há sopa de cenoura", a forma verbal não está no futuro! Não é pelos tempos verbais que essa explicação deve ser feita mas através da morfologia das palavras em si!

    ResponderExcluir
  8. unknown ha expressa uma noçao de existir nao no futuro

    ResponderExcluir
  9. A monossilaba Há, tem em sua definição, os verbos fazer, existir e ter.

    Há muito que não te vejo (faz)
    Já o "a" vai ser colocado quando der ideia de tempo, distância,datas, futuro.

    Ele está a mil km da gente.

    ResponderExcluir